Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos
(16/11/2017)

A primeira edição do Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos (ISTB, da sigla em inglês), intitulada ‘Conectando a Criatividade às Múltiplas Inovações’, tem como objetivo ser um espaço de conexão de inovadores, de todas as vertentes, para difundir a cultura da inovação de forma plural e interdisciplinar. O evento acontece entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro de 2017, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A atividade é promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), que oferece o primeiro mestrado profissional em inovação do país, aprovado pela Capes em 2014. Includente a todas as áreas de conhecimento, o ISTB discute a inovação tanto no viés de mercado, com temas da fronteira tecnológica como Big Data e IoT, tanto do viés estratégico para o desenvolvimento de organizações e territórios, a partir da criatividade. Entre os palestrantes, a Profa. Dra. Ana Margarida Ferreira, pesquisadora do Laboratório de Criatividade da Universidade Europeia, cuja pesquisa é centrada na investigação colaborativa em design e inovação sustentável.

Além de palestras e mesas redondas, o evento oferecerá workshops e minicursos. O ISTB ainda apresenta o ecossistema de Negócios Tecnológicos da ECT por meio de duas atividades: conecte-se a uma startup – CInOs hunters, na qual mestrandos do PPgCTI mineram talentos para seus empreendimentos, e inPACTA Show Case, na qual empreendimentos da incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados são apresentados a investidores. A chamada de trabalhos foi prorrogada até o dia 20 de novembro de 2017.

O público alvo são todos aqueles que têm interesse na temática inovação. Além dos tradicionais atores do ecossistema de inovação, o ISTB é um espaço para as áreas que se sentem excluídas dos processos de inovação possam se apropriar da temática. O ISTB acredita que a inovação vem da conectividade de saberes, por isso o viés includente. A programação do evento pode ser acessada através do site istb.ect.ufrn.br.