A CAPES publicou o Edital nº17/2025 do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), que regulamenta a concessão de bolsas para doutorandos realizarem parte de suas pesquisas em instituições internacionais. O edital prevê duas chamadas: a primeira para início das atividades no exterior no 1º semestre de 2026 e a segunda no 2º semestre do mesmo ano.
Na primeira chamada, os programas de pós-graduação devem realizar a seleção interna até 3 de outubro de 2025, com inscrições no sistema da CAPES abertas entre 22 de setembro e 7 de outubro de 2025. As bolsas terão duração mínima de quatro meses e máxima de seis meses (1ª chamada) ou nove meses (2ª chamada).
Entre os critérios para participação, os candidatos não podem possuir título de doutor, já devem ter concluído pelo menos um ano do curso ou ter o exame de qualificação e precisam comprovar interação acadêmica entre orientador no Brasil e coorientador no exterior. Os programas de pós-graduação deverão publicar editais internos para avaliar os candidatos.
O resultado das seleções internas deve ser homologado pelos colegiados e enviado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com lista priorizada de candidatos. O edital também deixa claro que taxas acadêmicas, administrativas e de bancada não serão cobertas pela CAPES nem pelas instituições brasileiras.
Confira o Edital completo em anexo a esta notícia.
Arquivo em anexo: Edital_n__17_2025.pdf